quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Árvore Genealógica



Andréa Pagano e Maria Joanna Palita eram casados, tinham um filho, Francesco Pagano, nascido em 08/07/1828 e trabalhavam como pedreiros* em Ispani Província de Salerno, Região da Campânia Itália.

Ainda na Itália Francesco conheceu Filomena Brundo, nascida em 1849, filha de Salvatore e Celeste Falcone com quem se casou no dia 6 de outubro de 1879, na mesma comuna de Ispani e logo decidiram ir para o Brasil.Francesco decide vir para o Brasil via Rio de Janeiro, naquela época os imigrantes italianos que não vinham com empregos previamente arranjados pelo departamento de imigração, para trabalhar nas lavouras de café ou cargos burocráticos na capital, decidiam se aventurar pelo interior.

Foi o que fizeram, Francesco acabou trabalhando como negociante em Leopoldina – MG, e Filomena cuidava do lar, tiveram seu primeiro filho três anos após seu casamento.Eles moravam na rua Tiradentes no. 21 próximo a Igreja Nossa Senhora do Rosário, paróquia essa onde foram batizados seus três filhos, Andréa Pagano Brundo 1881, Maria Joana Pagano Brundo em 1883 e José Francisco Pagano Brundo, (05/06/1885).No dia 05 de fevereiro de 1889 faleceu Francesco Pagano, diagnosticado como vítima de pericardite reumática.Pouco se sabe sobre a morte de Filomena, mas o que dizem na cidade é que morreu vítima da Peste que assolava o Brasil na virada do século.Encontrei no cartório de Leopoldina no livro 007 pagina alguns atestados de óbito com nomes de “Philomena”, sem sobrenome nem qualquer declarante, mas a maioria delas era vitima da Peste.

Passados alguns anos Andréa Pagano, que apesar de não ter diploma médico, praticava o oficio de odontologia na cidade, sendo, portanto, o único dentista da região, teve 4 filhos, Brás Pagano, Titã Pagano, Ernestina Pagano a Neném e Yolanda Pagano. Maria Joana, a irmã do meio não teve filhos e José Francisco Pagano Brundo teve quatro filhos.
Já José Francisco Pagano Brundo seguiu na profissão de tropeiro, viajando pelos sertões e região do vale do Paraíba comprando e vendendo artigos da capital no interior.Mudou-se para São Paulo para trabalhar no comércio, casou-se em primeiro matrimonio com Evelina Alves Figueira, carioca 19 anos nascida em Itaguaí – Rio de Janeiro no dia 31 de dezembro de 1912, com quem teve duas filhas, Dayse Pagano Brundo e Philomena Pagano Brundo.Após a morte de Evelina no dia 20 de outubro de 1924, José Francisco casou-se novamente em 23 de março de 1929, na igreja do Oratório, com Emilia Francisca Correia de Morais. 

Após a lua de mel que passaram no Guarujá, em são Paulo, foram para sua nova residência à rua do Gasômetro no. 107, logo depois mudaram para a rua da Mooca, 2800, casa 3. Filha de imigrantes Espanhóis de Málaga, Zuzú (seu apelido) nasceu no dia 16 de outubro de 1901, filha mais velha de Manoel Correia de Morais Raphaela Gimenez Moraes.Pouco se sabe sobre Manoel, mas Raphaela nasceu do ano de 1880 em Málaga – Espanha, batizada como Raphaela Gimenez, adotou o sobrenome Moraes após o casamento.Era filha de Raphael Gimenez e Carmem Gimenez, casou-se e mudou para o Brasil onde tiveram 6 filhos.Faleceu aos 70 anos de idade no dia 10 de fevereiro de 1951, já viúva, estava morando com Pedro Correa de Moraes na rua Costa Valente no. 203 ap. 21.Zuzú era a irmã mais velha, logo após vinham Hugo Correa de Moraes, Inspetor Fiscal do Estado de São Paulo, Paulo C. M., Judite Correa de Moraes, Carmem C. M. e Pedro C. M. , chegou a ter o sétimo filho, João Correa de Moraes que faleceu logo após o parto.

Passou a adotar o nome de Emilia Francisca Correa de Moraes Pagano, teve dois filhos, José Carlos pagano Brundo no dia 24 de dezembro de 1929, e Antonio Carlos Pagano Brundo no dia 29 de março de 1931, que só foi registrado no 6o. Sub Distrito do Brás no dia 31/03/1931.Ela trabalhava como assistente de laboratório no instituto Adolfo Lutz, quando José Francisco não resistiu à arteriosclerose, teve uma hemorragia cerebral, vindo a falecer no dia 24 de dezembro de 1947 .

Após a morte do marido, Zuzú mudou-se para a rua Bresser no. 601 – casa 33, com os dois filhos, José, que trabalhava no comércio e Antonio, que era Office-Boy do Tabelião nobre.Antonio Carlos Pagano Brundo casou-se com Lydia Siqueira Pagano Brundo, na Catedral de São Paulo, com registro civil no 2o Sub distrito de São Paulo.Desta união foram filhos Antonio Carlos Pagano Brundo Jr (27/09/1960), Mariangela Siqueira Pagano Brundo (02/12/1962) e eu Luiz Fernando Pagano Brundo (12/09/1966).


* É importante notar que os pedreiros (i massoni) na Itália da época eram detentores de técnicas de construção orintadas pela geometria sagrada, profissão muito mais voltada para a arte da construção do que é hoje.

35 comentários:

Unknown disse...

Oi Luiz,
Achei seu blog mto interessante.
Minha familia tbm vem de Ispani.
Gostaria de saber se voce tem como me ajudar a encontrar de onde ela veio originalmente.
veja minha arvore abaixo:

????????? (Born in Italy)
-
Rocco Pagano + Raphaela Juidice (Born in Italy)

¯
Andrea Nicola Pagano + Christina Cataldi (Born in Italy)

¯
Joao Pagano + Genaria Campos (Born in Brazil) (My Grandparents)

¯ Tarcisio Campos Pagano + Leny Ribeiro(Born in Brazil)(My Parents)

¯
Joao Augusto Pagano (Me)

Eu gostaria de sua ajuda pois estou indo para a Italia agora em dezembro e ficarei la por 1 mes. Gostaria de encontrar as origens primordiais da familia(Acho que seria na Sicilia antes de Ispani)

Agradeco desde ja a sua ajuda.

Um forte abraco,

Joao Augusto Pagano (joaoaugustobh@gmail.com)

Unknown disse...

Luiz, estou à procura de Anna Pagano, nascida em torno de 1747 e falecida em 1817, filha de Lorenzo Pagano e de Brigida Brando. Anna casou com Paolo Appratto e são meus ascendentes. Moro no Brasil, na cidade de Alegrete.
Tem outro Appratto, chamado Tommaso nascido em 1827, em torre Orsaia e falecido no Brasil em 16/07/1923, que casou com Philomena Pagono, natural da Itália, que tiveram dois filhos: Eleonora e giusseppe, tinham uma tia chamada Carmella, com a qual Eleonora ficou quando Tommaso veio para o Brasil com o filho. depois veio Eleonora que casou com um Guiseppe Antonio Perazzo, na Paraíba. Eles têm ligação, mas ainda não achei o ponto desta ligação. Poderia me ajudar?
De quem é a foto abaixo do blog?

Anônimo disse...

Olá Luiz (acho que somos parentes), estou procurando informaçoes sobre minha familia que também veio de Ispani e também da união de um Pagano com uma Brundo (Rocco Pagano e Angela Brundo) tiveram aqui fulhos e um deles (meu bisavo) José Pagano Brundo que se casou com Rosa Tepedino Pagano Brundo (Além Paraíba). O problema é que não encontro nada sobre eles e estou precisando obter a cidadania italiana e também montar uma arvore genealógica. Abraços. Gilberto Pagano (pagano@interair.com.br - Sào Paulo 11-8644-4486).

Dan disse...

Olá a todos!
Meu bisavô é filho de Rocco Pagano e Raffaela Giudice (assim está escrito em sua certidão de nascimento). Ele nasceu em Ispani / Salerno em 1872. Gostaria muito de trocar informações com outros Paganos e fazer mais pesquisas na internet sobre nossos antepassados. Alguém saberia me informar algum site italiano ou brasileiro que pudéssemos encontrar a origem de nossa família. Procurei em diversos sites de genealogia mas são todos americanos e só tem informações dos Paganos que foram para os USA.
Meu email é dcaparica@yahoo.com.br
Atenciosamente,
Daniela

Luiz Pagano disse...

Antes de mais nada quero agradecer muito a todos que interagiram em meu blog.

Se vocês tem perfil no ORKUT sugiro entrarem na comunidade PAGANO FAMILY - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=337598
Esta comunidade já tem mais de 240 membros todos eles da família Pagano, mais de 90% aqui no Brasil.
Eles criaram uma comunidade chamada PAGANO VC É FILHO/A, NETO/A, BISNETO/A... DE QUEM? Onde todos colocam seus parentescos.
Acho que esta é uma boa dica para quem procura parentes na Itália.
Se tiverem problemas para se cadastrarem no ORKUT posso ajudá-los – escrevam para luizpagano@hotmail.com .

Um grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Olá Luiz, sou sua prima!Está lembrado de mim?rs
Eu estava procurando nosso sobrenome no google e encontrei sua página. Achei muito legal ver a história da família escrita desta forma.
By the way, a data de aniversário do meu pai é 24 de dezembro!
Parabéns pelo blog, está muito legal!

Abç,
Mariana

Luiz Pagano disse...

Grande Mari!

Já está alterado. Tks

Gde bjo/Bjo p todos

Anônimo disse...

emgrassado que minha familia tbm é pagano email=d-kiler@hotmail.com

Paulo Sergi Pagano disse...

Ola Luiz pertenço a familia Pagano, tenho muito interesse em saber das minhas origens, minha familia reside nas cidade de Mogi das Cruzes e Salesopolis/ SP berço do rio Tiete

ANDRESSA disse...

Olá!
Tudo bem?
Minha familia também vieram de
Ispani / Salerno, sabe me informar quantos cartorios existem por lá?

Familia Ronchi;

ANDRESSA.RONG@GMAIL.COM

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, me chamo Luana Pagano e gostaria de saber como faço para saber quem foram meus ascendentes e como obtenho uma arvore genealogica?
pode me ajudar?

Notícias disse...

Olá!
Há anos que minha família procura informações sobre a família Pagano, na Itália, através de consulados, mas há anos desistiram, pois as dificuldades eram imensas.
A maioria de minha família mora na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em Bangu.
Agora que descobri esse blog.
Sou Vladimir Gonçalves, filho de Natália PAGANO Gonçalves.
Tenho vontade de conseguir cidadania italiana. O que posso fazer para isso?
O brasão da família é esse mesmo que postou no blog? Onde posso conseguir uma foto dele para usá-la?
Vou guardar esse blog para lê-lo com calma mais tarde.
Gostaria de saber muito mais, inclusive a origem da família na Itália. Meu maior desejo é minha cidadania italiana.
Foi muito bom descobrir esse blog, nem imagina!

Notícias disse...

Ou mesmo tentar unir toda a família, ou fazer com que todos se comuniquem entre si.

Notícias disse...

A minha família Pagano não tem Brundo. Será que são a mesma família? Acredito que exista apenas uma família Pagano, com ou sem Brundo.
Já conto como solucionado o problema de minha árvore genealógica. Mas, com esse outro sobrenome, tenho dúvidas.

O que voce me diz?

Aguardo resposta. Obrigado!

Notícias disse...

Em minha família tb tem Guilhermina Pagano, parentes diretos de minha mãe, acredito que sejam meus avós. Tenho que confirmar ainda.

Notícias disse...

Mas nunca ouvi falar de Brundo.

Anônimo disse...

Olá, sou Iára Lúcia Pagano Gama, filha de Débora Vieira Pagano Gama e Antônio Hélio Gama, neta de Salatiel Pagano e Maria José Vieira Pagano, nascida em Manhuaçu-MG quero completar algumas informações familiares.

José de Casser Pagano casou-se com Iraci Ferraz Pagano e tiveram: Jéssica Ferraz Pagano, Vinicius Ferraz Pagano e Gustavo Ferraz Pagano.

Katia Beatriz Pagano de Souza casou-se com Romário Souza e tiveram: André de Souza Pagano que casou-se com Gleiciane, Marcos de Souza Pagano que casou-se com Gisele e tiveram Gabriela Pagano e Guilherme Pagano, e Natália de Souza Pagano que tem como filho o Gustavo Pagano.

Débora Vieira Pagano Gama casou-se com Antônio Hélio Gama e tiveram:
Antônio Pereira Pagano Gama, casou-se com Karine Lessa de Carvalho Gama e tiveram Pedro Lucas de Carvalho Pagano Gama.
Maria José Pagano Gama, casou-se com Rodrigo Alves de Souza e tiveram Rafael Gama de Souza e Felipe Gama de Souza.
ANA Luiza Pagano Gama, casou-se com Fabrício Bertolace Vieira e tiveram Vitor da Gama Vieira
Iára Lúcia Pagano Gama
Renato Pagano Gama

Jorge Renato Vieira Pagano, casou- se com Maristher de Souza Pagano e tiveram Renata de Souza Pagano e Marcela de Souza Pagano. Hoje esta casado com Liliane e tiveram Gabriela e Laura

Roque Salatiel Pagano não deixou descendentes.

Robert Vieira Pagano não deixou descendentes.

Epitáfio Vieira Pagano casou-se com Sibele e tiveram Henrique Pagano

Cláudia Emília Vieira Pagano, foi casada com Aluisio Mio Pós e tiveram Raul Pagano Pós.

Espero ter ajudado em alguns dados, abraços.

Iaraluciapg@yahoo.com.br

loucos apaixonado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giovani Carminate disse...

Olá, sou bisneto de Angelina Pagano Carminati, casada com Giovani Carminati e que vieram da Itália chegando ao Rio de Janeiro no dia 3 de abril de 1896, eram naturais de Ghisalba, Bergamo, Lombardia.

Unknown disse...

Olá, achei super interessante!
Sou da família Pagano!
Sou do interior de São Paulo!

Abraços

franpv20@gmail.com

Taísa Chagas disse...

Olá, estou a procura de Rosa Pagano, de Napoli, que casou-se com José Carilo e teve um filho chamado Giovani Pagano Carilo, em Napoli. Giovani veio para o Brasil e nunca mais voltou. São parentes seus também?

Unknown disse...

mi abuelo Tomaso Pagano nacio en Ispani,italia, en 1864 ,figura en los registros de la iglesia de ISPANI.
Hace 10 días estuve en Ispani, Italia , cerca de Salerno para conocer el lugar de nacimiento de mi abuelo que en aproximadamente en 1880 viajo a Argentina y se instalo en la provincia de La Rioja, en el norte.
En Ispani, esta la casa que fue de Rocco Pagano y una plaza con el nombre de el.
Otro dato ,en la iglesia de Ispani hay una estatua de la Virgen Maria y el Niño Jesús realizada por Nicola Pagano, con fecha de 1866 y dice que era hijo de Carlo Pagano.

Mi abuelo le cambiaron el apellido de Pagano Por Pagani,por ello se llamo Tomas Pagani.
Mi nombre es Fernando Pagani y vivo en Mar del Plata,Argentina.
Me gustaría recibir datos,informacion relacionada.Gracias!

Unknown disse...

Olá!
Meu pai se chamava Antonio Pagano nascido em 1933 SP. Gostaria
de saber se a família é a mesma....Avós paternos:
Rachwl Dell Persio Pagano e Tomás Pagano.

Grato. Fernando Antonio Ferraz Pagano.

Unknown disse...

Ola me chama Guilherme da Silva Pagano, meu Pai se chamava Roberto Antonio Pagano ele era soboficial da aeronáutica e meu avô se chamava Antonio pagano e ele era mecanico de aeronaves. Ele era casado com minha avó sabina gomes Pagano.

Unknown disse...

*Olá me chamo...

Unknown disse...

guilhermepagano@outlook.com

Unknown disse...

Olá me chamo denise lisiane pagano será que somos a mesma família sou de jardinopolis

maxmpagano@gmail.com disse...

Olá sou Max de Mesquita Pagano neto de Stella Pagano ( já falecida) , gostaria de conseguir cidadania italiana , alguém poderia me ajudar como faço ? Obrigado a todos os paganos

Luiz PHILIPE pagano de Lima disse...

Oi eu tenho um bisavô chamado Domingues pagano ele venho da Itália pra cá

Anônimo disse...

Oi meu nome é César Raimundo pagano Neto de seu Raimundo pagano bisneto de Giuseppe pagano e Laura galo gostaria de ajuda pra saber q cidade meus antecedentes vieram da italia. Cesar.pagano@outlook.com

Anônimo disse...

Olá meu nome Ronaldo Pereira Pagano filho de Jovino Pagano sou neto José de Souza Pagano e Bisneto José Pagano, José Pagano chegou ao Brasil se instalou em mostardas RS.
Meu email ronaldopereirapagano@gmail.com

Anônimo disse...

Boa noite, sou a Geneve Mesquita Pagano, filha de João Ferreira Pagano, neta de Luis dos Santos Pagano, bisneta de João Pagano, que se instalou em Mostardas, na qual eu nasci em Mostardas, moro em Viamao

Anônimo disse...

Mais alguém de Mogi das cruzes sp? Paganos ? Que legal as histórias

Anônimo disse...

Bertolace